História
O São José na ONU é uma simulação para alunos do Ensino Médio da baixada santista, que teve início em 2013. Nesse ano, um grupo de alunos liderados pelo corpo docente do colégio São José participou da nona edição do POLIONU, em São José dos Campos, no feriado de Corpus Christi. Foi o primeiro contato com simulações da ONU pela escola. Nesse grupo, se encontravam os alunos Marcos Souza, Victoria Mendes e a coordenadora Márcia Braia, únicos remanescentes na organização do SJONU 2015.
Após essa viagem, os alunos ficaram muito entusiasmados com a ideia de realizar um evento desses em Santos. Assim sendo, após meses de reuniões, a primeira edição do SJONU foi realizada em novembro! No nosso primeiro ano, contamos com o Conselho de Segurança das Nações Unidas, no qual o tema debatido foi a questão das armas químicas na Síria. Nessa edição, somente os alunos do Colégio São José participaram.
Em 2014, outra delegação de alunos, dessa vez orientada pelo professor-coordenador do SJONU Vinicius Nunes, foi ao POLIONU. Dessa vez, com mais maturidade e experiência, os alunos assumiram papel de destaque dentro de seus comitês e foram muito bem avaliados.
Devido a essa experiência adquirida, o SJONU 2014 foi um sucesso! Contando com a participação de dois colégios parceiros, o comitê simulado foi novamente o Conselho de Segurança das Nações Unidas, porém com um tema ainda mais complicado e desafiador: o reconhecimento da Palestina como Estado-Nação.
A cada ano, os organizadores se entusiasmavam mais para ir ao POLIONU e usarem todas as ideias que por eles froam coletadas. Agora, chegou a sua vez de continuar a escrever essa história. O SJONU 2015 vai contar com 2 comitês, o Conselho de Segurança das Nações Unidas, que tratará da disputa territorial na região da Caxemira e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, que discutirá a questão Curda, além da Central de Imprensa. Por isso, contamos com o seu apoio para continuar escrevendo essa história de sucesso.
0 comentários: