FAQ

17:27 SJONU 0 Comments

1. O que é o SJONU?
R.: O SJONU é o primeiro modelo de simulação da Organização das Nações Unidas na Baixada Santista, onde os alunos assumem papéis de diplomatas e jornalistas para debater temas geopolíticos condizentes com a atual conjuntura global de acordo com as política externa do país ou jornal representado.

2. Quando e onde será o evento?
R.: O SJONU acontecerá entre 4 e 7 de novembro de 2015 no próprio Colégio São José.

3. Como posso participar do SJONU?
R.: Para participar, você deve ser aluno do Ensino Médio de uma das escolas convidadas para o evento e realizar a sua pré-inscrição preenchendo o formulário que estará disponível no site. Após enviar, você deverá ir até o Colégio São José e efetuar o pagamento na Tesouraria. Lembrando que o critério para a escolha dos países será a ordem dos pagamentos, e não a ordem do envio dos formulários.

4. Quais os valores das inscrições?
R.: Alunos do Colégio São José pagam R$ 50,00 e os alunos de escolas convidadas R$ 55,00.

5. Quantas pessoas posso inscrever?
R.: Cada formulário se limita a inscrição de até 2 pessoas, nele você deve preencher corretamente todos os campos e colocar as suas opções de países, jornais e/ou representações. Apenas para frisar, caso seja feita uma inscrição individual, as opções limitam-se ao ACNUR, onde os países e ONG's são representados por um delegado, mas caso na inscrição dois participantes sejam inscritos, as opções aumentam, podendo eles escolher um país no CSNU, um jornal (escrito ou televisivo) e/ou dois países distintos no ACNUR. Para maiores informações sobre o processo de inscrição, por favor leiam o Manual de Inscrição, que está disponível no site.


6. Eu conseguirei o(s) país(es) selecionado(s) no formulário de pré-inscrição?
R.: Não sabemos, tudo dependerá do horário que o pagamento for realizado no Colégio São José, porém, ao enviar o formulário de pré-inscrição, você estará concordando que a Organização do SJONU 2015 pode realocá-lo para outro país caso suas opções não estejam mais disponíveis, mas não se preocupe, porque a Organização entrará em contato.

7. Quais comitês e temas serão simulados na 3ª edição do SJONU?
R.: Nesse ano, teremos dois comitês em nossa simulação, o primeiro será o Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) com o tema "As disputas territoriais no subcontinente indiano - o conflito em Jammu e Caxemira" e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), onde será discutida "A questão curda".

8. Como funciona a simulação?
R.: A simulação acontece de forma moderada, ou seja, a Mesa Diretora, composta por 3 alunos, escolhe os países que se pronunciarão de acordo com o andamento dos debates. A Mesa perguntará ao comitê "Há alguma questão ou moção em pauta?", caso haja, a delegação deverá erguer a sua placa e esperar ser reconhecida pela Mesa, caso não hajam questões nem moções, a Mesa dirá "Visto que não, delegações que desejam se pronunciar, ergam suas placas", nesse momento a Mesa escolherá o país que terá o direito da palavra. Ao final do terceiro dia de debates, espera-se que uma resolução tenha sido alcançada para a problemática.


9. Como devo me vestir? Posso ir caracterizado de acordo com o país que consegui?
R.: Você deve ir com trajes sociais (homens com terno e gravata e mulheres com tailleurs, saias ou vestidos - até dois dedos acima do joelho- blazer e calça social). Como exemplo, nas simulações,  as representantes femininas de países com religião islâmica utilizam lenços para caracterizar a cultura de sua representação.

10. Sou obrigado a participar da festa e da atividade programada?


R.: Não, a participação é opcional. A Organização instruirá sobre as roupas adequadas para cada atividade com antecedência nas redes sociais e no site.

11. O que é o DPO e DEPJ?
R.: O Documento de Posição Oficial, ou DPO, é um documento que deverá ser elaborado pelo delegado e entregue no ato do Credenciamento (05/11), onde deve conter a política externa do país, em linhas gerais, como ele se posiciona perante o tema, os principais blocos econômicos que faz parte e a assinatura do(s) delegado(s). No caso da Imprensa Escrita, deverá ser entregue o DEPJ  (Documento de Exposição de Proposta Jornalística), onde os jornalistas deverão escrever, em linhas gerais, a qual a proposta jornalística dos jornalistas enquanto representantes de determinado jornal e esclarecer a posição política do jornal para o qual escrevem.

12. O que significa ser um país observador?
País observador é aquele que não terá direito a voto nas questões referentes às Propostas de Resolução, mas podem votar em todas as outras questões.

13. Quem compõe a Organização do SJONU 2015?
R.: A Organização é composta pelo Secretariado Geral, dividido em Acadêmico (Marcos de Souza) e Administrativo (Giovana Leutz), pela Diretoria de Mesa (Carlos Alonso, Fernanda Passos, Ingrid Santana, Murilo Alvarez, Théo Palermo e Victoria Salles), pela Diretoria de Imprensa, dividida em Imprensa Escrita (Carolina Tavares) e Imprensa de Vídeo (Victoria Lam), pela Secretaria de Eventos (Carolina Oliveira, Izabelle Falchi e Laura Padilha), pela Secretaria de Logística (Bárbara Malta), pela Secretaria de Relações Públicas (Nicolas Rios) e pelos professores coordenadores do projeto (Márcia Braia e Vinicius Nunes).

0 comentários: